Mozarteum Brasileiro apresenta: Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul (20 e 21/6)

18518385_1391202420972988_277154652550298822_o

O Mozarteum Brasileiro, parceiro do Club Transatlântico, apresenta a Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul com regência de Milan Turkovic e Vadim Repin, violino, em programa especial na Sala São Paulo, nos dias 20 e 21 de junho, as 21h.As origens da Istanbul State Symphony Orchestra (IDSO) remontam ao início do século 19. Em 1827, o sultão otomano Mahmut II chamou o irmão do famoso compositor de óperas Gaetano Donizetti – Giuseppe Donizetti – e lhe conferiu o título honorífico de Paxá. Donizetti Paxá fundou a Orquestra Imperial Otomana, Mızıka-i-Humayun – predecessora da Istanbul State Symphony Orchestra – na qual permaneceu como diretor musical por mais de 20 anos, até morrer, em 1856.

Ao longo de sua existência, a IDSO trabalhou com muitos regentes admiráveis e solistas de renome internacional. Entre eles, Cemal Reşit Rey, Aaron Copland, Yehudi Menuhin, Hikmet Şimşek, Gürer Aykal, Tadeusz Strugala, Jean-Pierre Rampal, Sabine Meyer, Gidon Kremer, Heinrich Schiff, Natalia Gutman, Alexander Rudin, Luciano Pavarotti, Leyla Gencer, Güher & Süher Pekinel, Idil Biret, Fazil Say, Ayşegül Sarıca, Suna Kan, Ayla Erduran, Verda Erman, Gülsin Onay, Hüseyin Sermet.

O regente Milan Turkovic nasceu em uma família austro-croata, cresceu em Viena e ficou internacionalmente conhecido como um dos raros solistas de fagote. Ao longo das últimas duas décadas, tornou-se também um regente bem-sucedido, apresentando-se no mundo todo. Turkovic regeu em Viena, Salzburg, Graz, Milão, Veneza, Florença, Roma, Londres, Berlim, Dresden, Munique, Praga, Cracóvia, Bratislava, Nova York, Tóquio, Nagoya, Osaka e Brisbane, à frente de orquestras como as Sinfônicas de Viena e da Rádio de Viena, Orquestra da Rádio de Munique, Camerata Salzburg, Orquestra de Padova, Orquestras Sinfônicas de Roma, Giuseppe Verdi de Milão, Filarmônica de Cracóvia, Orquestra Sinfônica Metropolitana de Tóquio, Filarmônica de Nagoya, Orquestra Nacional de Taiwan, Filarmônica de Praga e Filarmônica Austro-Húngara.

Vadim Repin, violinista, tinha 11 anos de idade quando venceu a medalha de ouro no Concurso Wienawski, em todas as categorias. Foi também aos 11 anos que deu seus primeiros recitais em Moscou e São Petersburgo. Aos 14, estreou em Tóquio, Munique, Berlim, Helsinque e, um ano mais tarde, no Carnegie Hall de Nova York. Aos 17, tornou-se o mais jovem vencedor do Concurso Rainha Elisabeth, da Bélgica.

De lá para cá, tocou com todas as maiores orquestras e os mais aclamados regentes. Entre os destaques mais recentes, há turnês com a London Symphony Orchestra e o maestro Valery Gergiev, com a Orquestra NHK de Tóquio e Charles Dutoit e a turnê pela Austrália com a Filarmônica de Londres e Vladimir Jurowski. Outro acontecimento marcante foi a estreia do Concerto para Violino que James MacMillan compôs para ele, que teve aclamadas apresentações no Carnegie Hall em Nova York, Filadélfia, na Salle Pleyel de Paris, na Concertgebouw de Amsterdã, culminando com o BBC Proms no Royal Albert Hall de Londres, com ingressos esgotados. Vadim Repin toca um violino Stradivarius “Rode” de 1733.

Lembrando que os espectadores podem participar da iniciativa “Clube do Ouvinte” nos dias dos concertos, das 20h as 20h40. Trata-se de uma série de palestras que ocorre antes de cada concerto da temporada e que amplia o conhecimento sobre a música de concerto. De maneira informal e divertida, os palestrantes apresentam os autores das músicas que compõem o programa, contextualizam e explicam as obras a serem tocadas. Sempre gratuitas, as palestras são realizadas nas instalações do próprio teatro onde ocorre o concerto e para participar basta comparecer à sala no dia do concerto pontualmente, às 20h, com seu ingresso em mãos.

Os ingressos podem ser adquiridos com o Mozarteum Brasileiro (tel.: 3815-6377), pelo Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br) e na bilheteria da Sala São Paulo. Os associados ao Club Transatlântico tem 20% de desconto na compra de ingressos avulsos em todos os concertos da Agenda 2017. (O desconto oferecido não é cumulativo, sendo somente aplicado ao preço cheio do espetáculo, e não poderá ser acrescido de outros fatores redutores do valor do ingresso, como meia-entrada para terceira idade.)

Para mais informações acesse o site do Mozarteum neste link.

Orquestra Sinfônica Estatal de Istambul
Milan Turkovic, regente | Vadim Repin, violino